Quando o declaratório vale

18mar09

Fonte: Marcelo Barboza http://www.fotolog.net/omacacoExpressão criada no fim dos anos 90 no Observatório da Imprensa,  “jornalismo fiteiro” designa reportagens feitas a partir de gravações, dossiês etc. Em outras palavras: reportagens que contam uma história sobre a qual um lado está completamente interessado.

Claro que o uso excessivo do jornalismo fiteiro ou de seu filho menor — o declaratório — é algo negativo, já que muitas vezes essas reportagens carecem de apuração e servem apenas a determinados interesses.

Porém há momentos em que uma declaração deve ser assinalada.

Exemplo disso são algumas das frases proferidas recentemente pelo senador Tião Viana (PT). O parlamentar acriano está irritadíssimo com o atual presidente do Senado, José Sarney (PMDB), e seus asseclas e por conta disso teria soltado certas frases fortes nas últimas horas.

Destaco uma:

  • Se um órgão independente como o Ministério Público fizer um levantamento na folha de salários do Senado, a Casa não resiste.

Qual a relevância de uma declaração dessas?

Ora, lembrem-se de que Tião Viana esteve sentado por dois meses (entre outrubro e dezembro de  2007) na cadeira onde hoje abunda o Sarney . Apesar do pouco tempo, o senador do Acre certamente teve acesso a algumas informações.

Mas é claro que os jornais não podem apenas assinalar suas declarações. Deve-se questionar o senador Tião Viana  a razão pela qual ele ainda não fez o que tem ameçado fazer.

E deve-se questionar também o Ministério Público: depois de uma declação dessas, proferidas por um senador que já foi presidente da Casa, o MP não vai fazer nada?

Vai dizer: é bom quando os políticos brigam, né não?



No Responses Yet to “Quando o declaratório vale”

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: