Parlamentares encalacrados compõem a “frente anticorrupção”

06mar09

O recém-criado “Movimento pela Transparência” foi lançado em um jantar que reuniu 27 deputados federais e 2 senadores na última terça-feira em Brasília.

Dos 29 presentes, cinco (três paulistas, um catarinense e um maranhense) têm ou tiveram problemas a Justiça ou com Tribunais de Contas.

Quem tem a ficha mais vistosa é o deputado federal Emanuel Fernandes (PSDB-SP).  O ex-prefeito de São José dos Campos e ex-presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) tem mais de 20 decisões desfavoráveis no Tribunal de Contas do Estado. 

O  ex-prefeito de Piracicaba Mendes Thame  é outro tucano paulista da “frente anticorrupção” que precisou se  explicar ao Tribunal de Contas estadual (mais de 10 vezes).

O terceiro paulista encalacrado também é do PSDB. Trata-se do ex-ministro da Educação Paulo Renato Souza, que responde a processo por improbidade administrativa e ainda teve duas decisões desfavoráveis na Justiça eleitoral.

Outro tucano da “frente anticorrupção” que está enroscado é o maranhense Roberto Rocha, que no Supremo Tribunal Federal responde a inquérito por uso de documento falso e crimes contra a ordem tributária. Já no âmbito da Justiça eleitoral, o parlamentar é investigado por suposta irregularidade na arrecadação de recursos para a campanha de 2006.

Por fim, Fernando Coruja, do PPS de Santa Catarina, foi multado em R$ 2 mil pelo Tribunal de Contas da União por irregularidade quando foi prefeito de Lages.

Ainda participaram da reunião de terça-feira figuras como Ratinho Jr (PSC-PR), que é filho do apresentador de TV Ratinho; Ronaldo Caiado (DEM-GO), ilustre defensor do agronegócio predador; e Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), o complicado presidente da complicada CPI dos Grampos.

Por outro lado, há nesse grupo alguns Fonte: http://www.sxc.hu/profile/asifthebesparlamentares aparentemente bem intencionados. Por exempo: o deputado tucano Valdemar Macris, de São Paulo, foi relator de um bom projeto-de-lei, de autoria do petista gaúcho Henrique Fontana. Macris, apesar de ser de um partido que se opõe á legenda de Fontata, deu parecer favorável ao PL, que tipifica a atos de corrupção praticado por empresas. 

(Aliás, se essa frente quer prosperar, ela deve incorparar parlamentares do PT e do PSOL, siglas que em geral contam com políticos mais aguerridos).

 Outro tucano que me agrada é o paranaense Gustavo Fruet. Dia desses ele escreveu um bom artigo sobre o papel da oposição.

Há ainda o senador Renato Casagrande, que tem boa atuação no combate à corrupção. Lembro-me da reunião que tratou de indicação de conselheiros para o TCU. Enquanto Heráclito Fortes fazia piada e Artur Virgilio polemizava com o nada, Casagrande tentava levar o troço a sério.

Sem contar com Fernando Gabeira (PV-RJ), que é um dos poucos exemplos de decência no nosso Parlamento. Sempre me lembro da já célebre cena de Gabeira em dedo em riste para o então presidente da Câmara, Severino Cavalcanti. Isso bem antes de Severino virar cachorro morto.

Os outros parlamentares que compareceram à tal reunião que lançou a frente foram (clique nos nomes para ir à ficha de seus excelências no projeto Excelências):

PSDB

Bruno Araújo (PE)

João Almeida (BA)

Otávio Leite (RJ)

PMDB

Jarbas Vasconcelos (PE)

Raul Henry (PE)

Ibsen Pinheiro (RS)

Marcelo Almeida (PR)

Rita Camata (ES)

PPS

Arnaldo Jardim (SP)

Raul Jungmann (PE)

Dimas Ramalho (SP)

Do PSB

Rodrigo Rollemberg (DF)

Júlio Delgado (MG)

DEM

Roberto Magalhães (PE)

Índio da Costa (RJ)

PSC

Régis de Oliveira (SP)



No Responses Yet to “Parlamentares encalacrados compõem a “frente anticorrupção””

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: